domingo, 9 de fevereiro de 2014

Exercício De Treino De Pep Guardiola No Bayer De Munique – Um Exercício Multi-Fatorial


Exercício De Treino De Pep Guardiola No Bayer De Munique – Um Exercício Multi-Fatorial
Autor: Rafael Hackbarth

A Chegada De Pep Ao Bayer – O Início De Tudo

                Após um ano parado Pep Guardiola desembarca no Bayer De Munique após uma temporada fantástica do time bávaro, faturando tudo e marcada pela saída de seu técnico Jupp Heynckes.
Com a chegada de Pep nos surgiria uma dúvida que para muitos era inquietante:
- Tentará Pep Guardiola imitar o Modelo Barça de Jogar?
            Garcia (2013) supõe que Pep tentará jogar igual ao Barcelona. Procurou contratar jogadores jovens, e por seu estilo de jogar necessitaria de meias com mais qualidade para manter a bola no chão, e que estes por sua vez, assumam os riscos de seu estilo de jogo, protegendo a bola e organizando bem a equipe, algo bastante parecido com Xavi e Iniesta.
            Tentar-se-ia ou não imitar o método Barça, não haveria como afirmar, porém já era certo que Guardiola não deixaria para trás sua filosofia de jogo, sempre mantendo uma certa imposição no jogo, permanecendo com a posse de bola e com jogadores que passam-na até chegar ao gol adversário.
            O que no de certa forma no Barcelona tinha de fazer com maior quantidade de toques no Bayer faria de forma mais direta.
            E assim começaria uma nova era, a era marcada pela chegada de um dos maiores treinadores do mundo ao clube do momento, que havia ganhado tudo naquela temporada, o todo poderoso Bayer De Munique.

O Primeiro Treino De Pep Guardiola No Bayer De Munique – Um Exercício Multi-Funcional

            Organizado, entusiasmado, e totalmente focado, parecia algo usual para Pep Guardiola em sua primeira Sessão De Treinamento no Bayer.
            Embora alguns considerassem a bola um instrumento raro na pré-temporada, é importante visualizarmos o exercício de treino contendo todos os elementos do jogo em qualquer fase da temporada.
            Embora esta Sessão De Treino for transmitida somente on-line, alguns outros treinadores se mostram inseguros ao demonstrarem suas sessões ao público.
            Felizmente Pep Guardiola não possui esse medo, seus métodos estão aí para todos verem e replicarem a verdadeira questão é saber se todos os treinadores detêm de toda energia, comunicação e foco em pontos-chave que Guardiola tanto produz com seus jogadores do mais alto nível.
            Confira abaixo uma imagem demonstrativa no momento em que o treinador explicava seu exercício e após um vídeo demonstrativo do mesmo. Perceba a capacidade de comunicação que este treinador possui.
            Perceba a entrada do treinador no campo a condução de seus atletas e tudo mais. Deixa a parecer que este pensa até nos mais pequenos detalhes no momento em que cria um contexto de exercitação para sua equipe.



Agora Assista Ao Trabalho Realizado Pelos Jogadores Do Bayer:


Pep Guardiola first Bayern Munich training session

Abaixo publico um exercício Multi-Funcional de Pep, que este usou na sua Primeira Sessão De Treinamento.


Há um elemento técnico - tanto individualmente quanto coletivamente, o elemento tático, e um elemento físico. O aspecto mental veio na forma de uma ligeira solução de problemas e concentração como o exercício começou. 
A organização do se dá num campo inteiro. Quatro auxiliares são utilizados em todo o exercício. Guardiola numa posição central mais próxima para os jogadores e os outros três auxiliares técnicos jogando a bola na extremidade oposta do campo. (Veja abaixo)


O início do exercício foi desencadeado por Guardiola que começou com três jogadores em um triângulo bastante compactado. 
O objetivo se dava para que outros dois jogadores devessem se organizar/posicionar defensivamente quando o terceiro jogador estive realizando uma ação com a bola.
 Não era só a direção da ação que se tornara um ponto-chave, mas também a forma como eles se moviam era importante. 
Toda ação foi realizada lateralmente, com movimentação para frente e trás, sendo que ambos eram ovacionados a receberem a bola. 
Guardiola que jogava a bola para cada jogador, eles simplesmente devolviam-na com somente um toque. Depois de dois ou três passes, o trio movimentou-se em e realizou rápida troca de bola através dos obstáculos. (Veja abaixo)



Depois de ultrapassar os obstáculos, o trio entrava em seguida, na metade oposta do campo, onde cada jogador foi testado tecnicamente e fisicamente. 
Jogadores 1 e 2 recebiam a bola de um auxiliar do treinador do lado oposto, devolviam-na, e dirigiam-se em direção ao manequim em velocidade após recebê-la de volta. 
Quando os jogadores chegaram ao manequim, corriam com a bola para inicio do exercício novamente. O Jogador 2 no meio, através da escada realizou movimento de força rápida,  e em seguida, recebeu uma bola do treinador a sua frente para finalizar à baliza. 
Após o tiro, o jogador 2 simplesmente correu para trás do lado contrário ao início do exercício. (Veja abaixo)



Agora Assista Ao Trabalho Realizado Pelos Jogadores Do Bayer:
 
http://www.youtube.com/watch?v=7xDuYV78DnQ

Pep Guardiola First Training With Fc Bayern München Tiki Taka.



            Agora está na hora de você leitor interagir com o autor, mostrar sua opinião, enaltecer criticas, propor contextos de exercitação e se sentir a vontade para trocarmos conhecimentos e experiências.
            Afinal de contas todo o sucesso do “Blog – Pedagogia De Treino” é devido a vocês meus Leitores.
            Abaixo Segue Meu E’mail Para que Possamos Interagir: rafael_hackbarth@hotmail.com
            Um Grande Abraço a Todos!

 Referências

CURNEEN, Gary. PEP GUARDIOLA BAYERN MUNIQUE EXERCÍCIO MULTI-FUNCIONAL. Coach Gary. 27 jun. 2013. Disponível em: http://garycurneen.com/archives/2016 . Acesso em: 09 Fev. 2014.

GARCIA, Héctor. Willkommen Guardiola. Futbol-Tactico. Revista Profissional de Futebol e Futsal. Ed. 70, 2013.


POLO, Israel. Multifuncional Task Pep Guardiola pré-temporada 2013-2014 FC Bayern Munique. Blog El Corner De Israel Polo. 30 nov2013. Disponível em: http://cornerpolo.blogspot.com.br/2013/11/tarea-multifuncional-de-pep-guardiola.html. Acesso em: 09 fev. 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário