domingo, 16 de março de 2014

O que é Cultura Corporal De Movimento?



Autor: Rafael Hackbarth
O corpo é o objeto de identificação do sujeito/individuo no espaço, levando a dimensão corpórea do homem a possuir um significado mais amplo nas teorias explicativas de algumas ciências vindas a reconhecê-lo e identificá-lo como um objeto de estudo.
Dentre estas várias ciências, podendo citar a história, a filosofia, a sociologia e a antropologia, algumas delas possuem importância central para a educação. Levando o corpo ao um estado privilegiado e antagônico de algumas pesquisas.
Atualmente em nossa perspectiva cultural a corporeidade se apresenta numa nova visão de corpo (um novo significada humano de corpo) analisando o corpo por meio de sua totalidade, englobando suas relações e dimensões. Inserindo o corpo humano num mundo significativo, numa relação dialética do corpo consigo mesmo com outros corpos expressivos e com objetos de seu mundo, conforme afirma OLIVIER, 1995 p.51.
Seguindo esta linha de pensamento, nos deparamos com SANTIN (1987, P.26)    quando salienta que o homem é movimento, o movimento que se torna gesto, o gesto que fala, que instaura a presença expressiva, comunicativa e criadora. Aqui, justamente neste espaço, está a Educação Física. Ela tem que ser gesto, o gesto que se faz, que fala. Não o exercício ou movimento mecânico, vazio, ritualístico. O gesto falante é o movimento que não se repete, mas que se refaz, é refeito dez, cem vezes, tem sempre o sabor e a dimensão de ser inventado,feito pela primeira vez. A repetição criativa não cansa, não esgota o gesto, pois não é repetição, mas criação. Assim ele é sempre movimento novo, diferente, original. Ele é arte.
O corpo então, não é somente um símbolo, objeto ou instrumento mas este é um elemento de presença no mundo, sendo cada ser, dotado de uma dimensão corporal, organizando cada criança/adolescente através do corpo, por meio do “eu corporal”.                    
Cada corpo traz consigo uma cultura, uma cultura corporal de movimento. Sendo este o objeto de estudo da Educação Física e no qual vou abordar em minhas próximas linhas.
Mas como entender tudo isso?
A Educação Física pode ser entendida então como uma disciplina que introduz e integra o aluno na Cultura Corporal De Movimento, alinhando-se aos objetivos educacionais, facilitando e promovendo a educação do corpo e movimento para a diversidade, formando o cidadão que vai reproduzi-la e transformá-la, instrumentalizando-o para usufruir dos jogos, dos esportes, das danças, das lutas e das ginásticas..
O que isto significa?
Significa que é a E.F. responsável por fazer o tratamento pedagógico do jogo, do esporte, da dança, das lutas, das ginásticas a partir das intencionalidades e finalidades escolares. Passando a entender estes elementos e o próprio corpo como práticas constitutivas de uma cultura corporal.
Construindo significações através das experiências concretas dos sujeitos aprendizes indo de encontro ao conteúdo escolar estabelecendo uma relação entre professor, aluno e conteúdo, e não como algo abstrato, genérico que está nos livros escolares.
A partir do momento em que o aluno se relaciona com o esporte, ele não está somente se relacionando com seus amigos e/ou companheiros de equipe, ele está se relacionando com a copa do mundo, com os times europeus com os interesses econômicos que extrapolam o esporte.
Não podendo a E.F. reduzir a relação da criança com o mundo com o simplesmente empobrecendo-a ao simples  ato de somente jogar a bola, arremessá-la, chutá-la , lançá-la, ou seja, somente do ponto de vista físico-motor.
Cabendo a Motricidade humana fazer o aprendiz refletir sobre uma dimensão da cultura, não se limitando somente ao fazer, ao jogar, ao dançar ensinando-o a fazer, a jogar e a dançar, reunindo no processo de aprendizagem buscando fazer o aprendiz apropriar-se da compreensão, do significado e do sentido deste “fazer” na cultura e na vida de cada um.
Fazendo disto conteúdos fundamentais da Educação Física, onde o professor/educador continuará ensinando seus educandos a jogar o voleibol, o basquetebol, o handebol, as modalidades que já fazem parte do acervo esportivo e ampliando também este acervo com outras modalidades lidando com a cultura corporal, mas não na perspectiva de promoção à saúde,ou buscar a melhoria da aptidão física, ou rendimento físico esportivo mas sim,sobre o intuito de ampliar a compreensão de cultura corporal de movimento de cada elemento presente e inserido no ambiente de aprendizagem.
Referências:
OLIVIER, Giovanina Gomes de Freitas. Um olhar sobre o Esquema Corporal, Imagem Corporal, a Consciência Corporal e a Corporeidade. Dissertação de mestrado, FEF, 1995.
SANTIN, Silvino.  Educação Física – uma abordagem filosófica da Corporeidade.Ijuí: Liv. Unijuí, 1987.

sábado, 8 de março de 2014

Almanaque De Jogos Para Favorecer o Surgimento De Triangulações

Autor: Rafael Hackbarth
Jogo De 3 X 1:

- Três “Atacantes” Contra 1 Defensor.

- Somente 1 toque na bola.

- A cada vez que o “defensor” roubar a bola troca de lugar com o ultimo “atacante” que havia tocado na bola.



 
Jogo De 3 X 1 Com Um Cone a Defender:

- Três “Atacantes” Contra 1 Defensor.

- Somente 1 toque na bola.

- A cada vez que o “defensor” roubar a bola troca de lugar com o ultimo “atacante” que havia tocado na bola.

- Sempre que os “atacantes” conseguirem acertar o cone, somam um ponto.

- A cada ponto efetuado pelos “atacantes” o “defensor” permanecerá em sua posição por mais uma rodada.



Jogo De 3 X 1 Com Um Triângulo a Defender:
Jogo De 3 X 2 Com Um Triângulo a Defender:

- O treinador pode variar entre 1 e 2 toques na bola.

- A cada vez que o “defensor” roubar a bola troca de lugar com o ultimo “atacante” que havia tocado na bola.

- Sempre que os “atacantes” conseguirem lançar a bola por entre os cones, somam um ponto.

- A cada ponto efetuado pelos “atacantes” o “defensor (es)” permanecerá (ao) em sua(s) posição(ões) por mais uma rodada.



Jogo De 3 X 1 Com Golzinhos a Defender Em Forma De Triângulo:
Jogo De 3 X 2 Com Golzinhos a Defender Em Forma De Triângulo:

-  Entre 1 e 2 toques na bola.

- A equipe de ataque marca ponto sempre que conseguir trocar “X” quantidade de toques sem que haja intervenção por parte do adversário.

- Já a equipe de defesa pontua sempre que roubar a posse de bola e lançá-la entre um dos 3 golzinhos na extremidade do campo de jogo

- Para maior variação entre jogadores de ataque e defesa o treinador poderá fazer as alterações que achar conveniente, como por exemplo: por tempo, por roubadas de bola da equipe defensiva, por gols ou pontos efetuados para ambas as equipes, e etc.


Jogo De 3 X 1 Com Golzinhos Em Forma De Triângulo e Cone a Defender:
Jogo De 3 X 2 Com Golzinhos Em Forma De Triângulo e Cone a Defender:

-  Entre 1 e 2 toques na bola.

- A equipe de ataque marca ponto sempre que conseguir acertar com a bola o cone posicionado na região central do espaço.

- Já a equipe de defesa pontua sempre que roubar a posse de bola e lançá-la entre um dos 3 golzinhos na extremidade do campo de jogo

- Para maior variação entre jogadores de ataque e defesa o treinador poderá fazer as alterações que achar conveniente, como por exemplo: por tempo, por roubadas de bola da equipe defensiva, por gols ou pontos efetuados para ambas as equipes, e etc.


Jogo De 3 X 1 Com Triângulos a Defender:
Jogo De 3 X 2 Com Triângulos a Defender: 

-  Entre 1 e 2 toques na bola.

- A equipe de ataque marca ponto sempre que conseguir lançar a bola por entre o triangulo posicionado na região central do espaço.

- Já a equipe de defesa pontua sempre que roubar a posse de bola e lançá-la entre um dos 3 golzinhos na extremidade do campo de jogo

- Para maior variação entre jogadores de ataque e defesa o treinador poderá fazer as alterações que achar conveniente, como por exemplo: por tempo, por roubadas de bola da equipe defensiva, por gols ou pontos efetuados para ambas as equipes, e etc.


Jogo De 2 X 2 Com Apoio Central:

- Um jogador (apoio) deve ficar na região central e ajudará a equipe em posse de bola.

- Uma das equipes pontua sempre que efetuar o passe para o “Apoio” e receber a bola novamente.

quarta-feira, 5 de março de 2014

Dinâmica De Finalização De 4X3 e 3X2



Autor: Rafael Hackbarth



Neste trabalho, serão divididas duas equipes (A x B), sendo;
  • 4x3 fora da área demarcada;
  • 3x2 dentro da área demarcada.
- Fora da área demarcada o objetivo da equipe 

- A e buscar realizar o passe entre os cones para um atleta da mesma equipe que estará dentro da área demarcada. 

- O atleta que realizar o passe entra na área demarcada e cria uma situação 4x2 buscando finalizar no gol.

- A equipe B tem como objetivo fazer o gol ou uma transição nos cones demarcados. 

Exercício Para Desenvolvimento Do Contra-Ataque


Autor: Rafael Hackbarth


Jogo De 5 X 5 + Contra - Ataque

Objetivos: Aumentar a eficácia e a velocidade do contra-ataque.

Adaptação Biológica: Força Específica – Capacidade Aeróbia.

Descrição:
- Jogo De 5 X 5 Para Melhora Da Eficácia e Velocidade Dos Contra-Ataques.

- Em meio campo de jogo teremos 4 golzinhos posicionados estrategicamente e outros na outra extremidade do campo de jogo.

- O Jogo começa no campo à margem esquerda, com uma das equipes atacando os quatro golzinhos e a outra tendo de defender estes 4 golzinhos e atacar os outros 2 da outra extremidade no campo de jogo.

Referências:

Disponível em: http://cornerpolo.blogspot.com.br/2014/02/aplicacion-tactica-contraataquerepliegue.html 


segunda-feira, 3 de março de 2014

O Jogo Reduzido e Adaptado Como Possibilidade De Ensino Dos Jogos Desportivos Coletivos Na Educação Física Escolar

Autor: Rafael Hackbarth

            Nos dias atuais, surgem cada vez mais, novas concepções metodológicas sobre o processo de ensino aprendizagem dos jogos desportivos coletivos dentro do contexto esportivo e escolar.

Métodos estes, que veemente centralizam o jogo como ferramenta fundamental no processo de ensino aprendizagem. Gerando por meio deste, desafios e conflitos no processo pedagógico-didático, proporcionando assim, a criação de situações problema e adaptações nos aprendizes através da alteração de regras e dinâmicas de jogo para os indivíduos inseridos num determinado ambiente.

Entretanto ao abordar esta forma de ensino, o professor/educar deve estar consciente de que só promoverá alguma adaptação e favorecerá o aprendizado de determinadas habilidades alterando este ambiente de aprendizagem, ou melhor, proporcionando diferentes ambientes de jogo para o jovem aprendiz se defronte com diferentes situações, na qual deverá coordenar suas ações a fim de resolver os problemas emergentes do jogo.

Neste contexto, é de suma importância o papel do professor, onde este por sua vez, é aquele que apresenta o nível do desafio proposto, devendo, portanto, saber gerenciar o que acontece e tornar o meio o mais favorável possível para reflexões e descobertas. (NEIRA apud MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S.; LOPES, T. C, 2009, p.159).

Surgem então neste contexto, os jogos reduzidos e adaptados, onde através da sistematização do exercício/atividade viabiliza-se problematizar o jogo de uma forma pedagógica, ou seja, através da manipulação de sua estrutura organizacional e de suas constantes estruturais (espaço de jogo), funcionalidade (tempo/duração), do seu nível informacional (feedback/comunicação).

Impondo através da alteração das relações estabelecidas no exercício em forma de jogo e propondo condicionantes para que o sujeito consiga elaborar suas ações em prol da resolução de problemas surgidos que vão de encontro às características primordiais dos jogos desportivos coletivos. (JDC)

Os jogos desportivos coletivos caracterizam-se, entre outros fatores pela aciclicidade técnica, por solicitações e efeitos cumulativos morfológico-funcionais e motores e por uma intensa participação psíquica. (Teodorescu, 1985)

A natureza dos jogos esportivos é muito ampla, possuindo ao seu redor a imprevisibilidade a aleatoriedade, o equilíbrio e o desequilíbrio, ordem e desordem, organização e interação.

Os jogos reduzidos são atividades eficientes em termos de aproveitamento de tempo e a duração das aulas. Estes, por sua vez, devem ser amplamente utilizados nas aulas de Educação Física, por permitirem aos iniciantes vivenciarem situações problema que resultarão no aprendizado das habilidades que vão de encontro aos objetivos propostos pelo educador.

Portanto, a utilização destes jogos assume então um papel importante no processo de ensino aprendizagem das modalidades esportivas, pois permitem de certa forma a continuidade das ações, um melhor domínio perceptivo do espaço e possibilitam um número bastante alto de intervenções no objeto de jogo em várias situações diversificadas favorecendo a aquisição das habilidades motoras necessárias por parte do aprendiz.

Referências:

MOREIRA, E. C.; PEREIRA, R. S.; LOPES, T. C. Consolidando caminhos e caminhadas da Educação Física nas séries finais do Ensino Fundamental. In: MOREIRA, E. C.; NISTA-PICCOLO, V. L. (orgs) O quê e como ensinar Educação Física na escola. Jundiaí, S.P.: Fontoura, 2009. p. 151-176.

TEODORESCU, L. Contributions au concept de jeu sportif collectif. In: Proceedings of International Congres Of Teaching Tearn Sports. Roma: Scuolla dello Sport. p.193, 1985.